OUÇA MÚSICAS INSPIRADAS

20 de jul. de 2009

001 - A Importância da Igreja na Família

Introdução:

Significado da Palavra Família - a palavra família vem do latim “família”, que significava “o conjunto dos escravos da casa; todas as pessoas ligadas a qualquer grande personalidade; casa de família”.
Com o passar dos anos, família passa a ter um significado mais particular, mais íntimo, onde significa os membros consangüíneos, ou seja, pessoas do mesmo sangue, ou um casal unido por uma aliança e sangue.
A Bíblia também se refere como família, a um grupo de pessoas que são “irmãos” na fé, onde Cristo é o “primogênito” entre os vários irmãos (Rm 8. 29).
Jesus Cristo sempre esteve envolvido com as famílias: na casa do chefe da sinagoga JESUS foi para ressuscitar uma jovem (Mt 9.23), JESUS inaugurou seu ministério em uma festa de casamento, valorizando a família (Jo 2.2), esteve na casa de Mateus (Mt 9.10), na casa da sogra de Pedro (Mc 1.30), na casa de Lázaro (Jo 11.20).
JESUS ensinou a seus discípulos visitarem os lares enviando-os de casa em casa (Mt 10.12), esteve também na casa de Simão, o leproso, foi perfumado (Mt 26.6), etc...
Sempre no ministério de JESUS, lá estava Ele em algum lar, trazendo a alegria da salvação e a bênção de sua companhia, pois um lar só pode ser considerado um lar cristão quando CRISTO está lá.
No Novo Testamento, a família e a Igreja, são quase sinônimas, pois quase que não havia diferença, pois lares era o local onde a Igreja se reunia: At 16. 15; 10.24; 16.30-34; 12. 12; etc.

1º) Na Formação Espiritual Da Família

Há uma grande importância da Igreja na vida das famílias, pois é nos lares que os ensinamentos de Cristo, que aprendemos na Igreja, são colocados em prática.
É nas famílias que a fé e os valores morais estabelecem suas raízes, para assim, trazer benefícios a todos ao seu redor.
A “FAMÍLIA CRISTÔ é formada por pessoas que estão dispostas a fazerem de seu lar, uma “Casa de Deus”, uma “Igreja local”, onde se ora, estuda e lê a Bíblia, onde se canta louvando ao Senhor, e isso, certamente, trará benefícios, será um lugar de paz, harmonia e da presença de Jesus.
A igreja deve influenciar cada família, onde nela, o marido representa Cristo, o cabeça do lar, assim como Cristo é a cabeça da Igreja, que a ama e dá a sua própria vida pela a Igreja para a santificar, assim também deve ser o marido em função da sua família (Ef 5. 25, 28).
Na Família Cristã, a esposa representa a “Noiva de Cristo”, representa a Igreja, submissa ao seu esposo, deve ser aquela que cuida do lar para que haja ali um ambiente de paz, onde todos os seus membros vivam em harmonia.
Através da Família Cristã, Deus desenvolve sua obra na terra. Os propósitos de Deus se cumprirão através da família, por isso uma família bem ajustada no evangelho, será sempre uma família que dá bom testemunho e será uma bênção para sua parentela, seus vizinhos, para a sociedade de um modo geral, e até mesmo para a Igreja.
A importância da Igreja na Família é influenciando a vida espiritual dessa família, de tal maneira que ela não somente esteja preparada para o encontro com Cristo, mas para que ela influencie todas as pessoas ao seu redor.
Sendo luz do mundo e sal da terra, assim a Família estará brilhando em meio às trevas e sendo exemplo de santidade e de temor a DEUS.
Outras famílias vêem em nós o amor de DEUS e sentem-se desejosos de partilhar também deste amor, e é através da união, felicidade, alegria que a família demonstra ser de CRISTO, para que as pessoas desejem fazer parte de nossa Igreja.
2º) Na Formação Moral e Social Da Família

A Igreja coopera, e muito, na formação moral e social das Famílias.
Através dos padrões bíblicos de comportamento, os membros da família são educados, desde crianças, a viverem respeitando o próximo, seguindo as leis de boa conduta, a respeitar as autoridades constituídas, a serem bons cidadãos, a cumprirem suas obrigações junto ao Estado e as pessoas, etc.
Quando a Igreja se preocupa com os membros da família, e os assiste, através de sua liderança, a igreja está participando de uma forma bem eficaz da formação moral e social dessa família.
A importância da Igreja na Formação Moral e Social da Família nos lares se dá:

a) Intercedendo pelas famílias nos lares – A Intercessão nos lares, traz bênçãos para toda a família, tornando-a equilibrada e arraigada na Palavra de Deus.

b) Aconselhando os membros da família – O aconselhamento pastoral evita muitos problemas entre os casais, entre pais e filhos, etc. No aconselhamento são detectados problemas de várias ordens e até funcionais dentro das famílias, e isso os levam a melhorar o convívio entre si e para com Deus.

c) Visitando as Famílias – A Igreja presente nos lares, através de seu pastor e de outros líderes, dando a devida orientação, fará com que a família seja forte espiritual, moral e socialmente.

Uma família equilibrada e bem orientada social, econômica, financeira, biblicamente e com os bons padrões sexuais, é uma família vitoriosa, que não traz problemas, e sim soluções para a Igreja e para a Sociedade.

3º) Na formação Evangelística da Família

Deus sempre teve um plano para as famílias. É a partir da Família que DEUS desenvolve sua obra na terra. Uma família bem envolvida com o evangelho será sempre uma bênção para todos ao seu redor, e estejam aonde for, serão porta vozes da verdade que é Cristo.
Foi a partir da família de Abraão que DEUS trouxe à terra seu filho, esta família tinha um sinal externo de sua missão, a circuncisão, que era o sinal da aliança com Deus.
Hoje, também, DEUS tem uma família na terra, DEUS tem uma aliança com essa família, que se identifica pela circuncisão interna do ESPÍRITO SANTO e por uma demonstração externa que é a pregação da Sua Palavra.
Também hoje, através da Família de Deus, o Senhor abençoa todas as famílias da terra: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3).
Cada lar deve ser uma porta aberta para a pregação do evangelho, onde seus membros são diferenciados segundo o ministério que cada um exerce, um canta, outro prega, outro ensina, outro ora, outro toca um instrumento, enfim, cada um deve contribuir para que esta “Igreja” no lar se desenvolva como uma verdadeira Igreja, sendo bênção para a sociedade e para a Igreja onde a família se alimenta espiritualmente.
A palavra "Lar" vem do Latim "Lare" que significa lareira, local de fogo e calor, assim o lar é local da presença de DEUS que irradia amor, paz e segurança.
A consciência de que cada lar pode ser uma Igreja, pode trazer imensos benefícios, tanto à Igreja como à sociedade, pois assim, a família estará sendo fortificada em DEUS pela oração e estudo da Palavra, e ao mesmo tempo, estará evangelizando seus vizinhos e seus parentes.

CONCLUSÃO:

Se a Igreja tem uma grande importância na Família, como vimos, por outro lado, a Família também tem uma grande importância para a Igreja.
É com o sustento dado pela família, que contribui unida, que a Igreja consegue finanças para o evangelismo, para a missão, para o sustento dos pastores e a obra de assistência social da Igreja.
A Família é importante na Igreja como elemento de agregação, onde nela todos são iguais sem cor, sem situação social ou intelectual, mas ligados pelo amor de Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário